TV Stick: veja qualquer televisão virar smart
Quer ter uma smart TV sem gastar muito? TV Stick é a solução. Confira como o aparelho funciona!
Black Friday Oi Fibra Prorrogada
Vem garantir seu plano de Internet com Wi-fizão!
Oi Fibra X 500 Mega com 2 pontos Wi-Fi por R$ 119,90 por mês. Oferta prorrogada com fibra de verdade só tem na Oi.
Nem sempre é possível ter aquela televisão 4K dos sonhos, não é verdade? Se seu televisor convencional ainda tem uma imagem bacana ou se você deseja utilizá-lo em outro cômodo, dá para ter uma série de recursos e aplicativos de uma smart TV — e sem gastar uma fortuna! Para isso, basta ter uma entrada HDMI e um TV Stick no seu aparelho.
Nunca ouviu falar no aparelho? Neste texto, você vai entender o que é um TV Stick, por que ele oferece economia e praticidade, além das três das principais marcas da atualidade. Confira!
O que é e como funciona um TV Stick?
O TV Stick é uma espécie de dongle, ou seja, um pequeno pedaço de hardware ou computador que se conecta a outro dispositivo para proporcionar uma funcionalidade adicional. Quando acoplado a um televisor com entrada USB, ele o transforma automaticamente em uma smart TV.
Cada marca tem suas funcionalidades. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Fire TV Stick, da Amazon, o Chromecast, da Google, e o Express, da Roku.
Amazon Fire TV Stick
Ao se acoplar na televisão, o TV Stick da Amazon possibilita o acesso a diversos serviços de streaming, como Netflix, Globoplay, Prime Video e YouTube. Além disso, ele vem com um controle remoto para facilitar a navegação pelo seu menu intuitivo.
O dongle conta também com acesso a apps Android, conexão com dispositivos bluetooth, suporte a games e armazenamento em nuvem, Alexa e uso do celular como controle remoto.
O Fire TV Stick está disponível em três formatos:
- Fire TV Stick Lite: reprodução de imagem com qualidade full HD (1080p) e 720p até 60 fps, memória 8 GB, Wi-Fi e áudio HDMI com passagem de som para Dolby Digital e Dolby Atmos;
- Fire TV Stick: também conta com imagem full HD e memória 8 GB, mas seu som tem qualidade Dolby Atmos para uma experiência mais imersiva. Além disso, o suporte ao HDR proporciona imagem e contrastes melhores. Também é possível acionar comandos pelo controle da Amazon;
- Fire TV Stick 4K: como o nome já diz, a qualidade de imagem aqui é de 4K! Contudo, é preciso ter um televisor compatível com a tecnologia. E para complementar, o aparelho conta também com Dolby Vision para otimizar a imagem.
O Fire TV Stick não tem Play Store, a loja de apps do Google. Porém, é possível instalá-los por meio de arquivos APK (pacotes de instalação e apps Android). Para utilizar o aparelho, seu televisor deve ter entrada HDMI.
Outra característica comum entre os gadgets é que os três precisam estar conectados ao Wi-Fi e à energia (todos vêm com uma entrada micro USB para essa finalidade).
A alimentação dos aparelhos pode ser feita tanto pela porta USB da TV quanto por um adaptador de tomada. A Roku é a única que não oferece o acessório.
Google Chromecast
Já o Chromecast é mais antigo. Por isso mesmo o TV Stick da Google é um pioneiro no segmento. Um dos seus recursos mais famosos é a possibilidade de fazer o espelhamento do celular e do computador pelo aparelho, ou seja, você pode abrir algum recurso no notebook, por exemplo, e assisti-lo pela televisão.
Esse recurso de espelhamento faz com que o Google Chromecast seja ótimo para apresentações e, dependendo da resolução do celular ou do notebook, a imagem será exibida em boa qualidade. Ele também tem suporte para mostrar vídeos com áudio, fotos, tabelas e tudo o que estiver sendo exibido na tela.
Outra característica marcante do Chromecast é seu tamanho. Ele é pequeno e muito leve. Portanto, é ótimo para viagens: dá até para carregar no bolso!
Veja agora algumas vantagens do TV Stick da Google:
- a versão 4 tem resolução 4K e é compatível com redes de 2,4 GHz ou 5 GHz;
- caso você esteja usando o recurso de espelhamento, o Chromecast não vai impedir que utilize outras funções do celular, já que ele reproduz na TV apenas o que está passando no app;
- a versão 4 não necessita de espelhamento para assistir aos conteúdos desejados. O usuário, aliás, terá um controle para acessar as funções de maneira independente;
- as últimas versões também contam com controle remoto.
Para utilizar o Google Chromecast, seu televisor deve ter uma entrada HDMI.
Roku Express
Embora não seja tão famoso quanto seus concorrentes, o dongle da Roku traz uma série de vantagens ao usuário.
Compacto, o Express permite a reprodução de serviços de streaming na televisão, além de oferecer acesso a diferentes canais. Amazon Prime Video, Netflix, Disney+ e YouTube são alguns exemplos do que se pode assistir diretamente na TV.
Assim como seus concorrentes, ele funciona por meio da conexão HDMI e só precisa estar conectado à internet para trabalhar. Além disso, o Roku Express também conta com um controle remoto para facilitar a configuração e usabilidade do aparelho.
Por fim, o aparelho é muito compacto — talvez o menor do mercado. Oferece qualidade de imagem full HD com aumento de escala de 720p, além de Dolby Audio e Dolby Atmos por conexão HDMI.
Amazon Fire Stick, Google Chromecast ou Roku Express: como escolher o modelo certo?
Todos os aparelhos contam com uma série de vantagens. Para fazer sua escolha, é preciso ver prioridades mas, independentemente disso, você provavelmente não vai se arrepender.
- o design leve, no formato de uma pequena bolacha, ainda é o destaque do Google Chromecast. Ele também tem alta compatibilidade com diversos aplicativos;
- Fire TV Stick oferece alta qualidade de som e vídeo até mesmo em sua versão mais simples;
- Roku Express conta com o melhor custo-benefício do mercado, além de oferecer aplicativos adicionais gratuitos e premium.
Pronto para escolher um TV Stick? E se você deseja ter uma casa inteligente, conheça os principais eletroportáteis para cozinha da atualidade!