logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Tomada inteligente: para que serve?

Com a tomada inteligente você pode ligar e desligar dispositivos remotamente, medir o consumo de energia, entre outras atividades. Veja como funciona!

4,22
|
10/08/2022 15:04
|
mulher
mulher
 

Uma tomada inteligente ou um plugue inteligente é uma espécie de adaptador de tomada. Ele se encaixa entre a tomada tradicional e o aparelho que você deseja conectar. Em seu nível mais básico, ele simplesmente liga e desliga as coisas remotamente, permitindo o controle remoto de aparelhos elétricos sem ter de investir numa instalação específica para isso. Inclusive esse é um dos primeiros itens adquiridos por quem começa a montar uma casa conectada. 

Como é feita a comunicação?

A maioria das tomadas inteligentes se comunica através de um aplicativo usando a rede Wi-Fi da sua casa com um hub de controle central. Em seguida, o hub usa seu Wi-Fi para enviar informações para o app em seu telefone.

O que dá para fazer com uma tomada inteligente?

Uma tomada inteligente ou smart plug, não é usada apenas para desligar ou ligar seus aparelhos eletrônicos remotamente. Seu uso vai muito além disso. Quando conectado a uma plataforma de casa inteligente, torna-se um dispositivo muito bacana. Conheça algumas funções da tomada inteligente que irão te ajudar e muito no seu dia a dia! 

Ligue e desligue seus dispositivos remotamente

Provavelmente essa é a função mais conhecida da tomada inteligente, e não é para menos. Imagine que você esqueceu de desligar o rádio ou a TV quando saiu de casa, com a tomada inteligente você pode fazer isso remotamente. 

Meça seu consumo de eletricidade

Alguns modelos de smart plug informam sobre o consumo de energia do dispositivo ao qual a tomada inteligente está associada, ajudando a controlar o consumo de energia do ambiente, evitando desperdício e prevenindo qualquer susto com a conta de luz no final do mês.

Controle sua iluminação à distância 

Algumas tomadas inteligentes são programáveis. Dessa forma, você pode escolher os horários para ligar e desligar as luzes de qualquer cômodo da casa, sem que precise estar lá, fisicamente presente para isso. No final das contas, além da tomada inteligente, você também terá um sistema de iluminação inteligente. Demais, né! 

Prepare seu café antes de acordar

Quem não adoraria ter o seu café pronto de manhã logo ao acordar? Com o smart plug isso é possível! Alguns modelos de tomada inteligente já fazem isso. E olha, é mais simples do que você possa imaginar. Basta programar os dias da semana e horário, e pronto. A tomada inteligente liga a cafeteira para você sem você precisar sair da cama.  

Limite o tempo de seus filhos em frente às telas 

Se seus filhos não saem da frente da TV, ou não largam o Xbox ou o Playstation, a tomada inteligente pode te ajudar. Neste caso basta programar o horário para desligar esses aparelhos e assim criar uma rotina de tempo de jogo permitido para as crianças e adolescentes. 

Reduza os riscos de incêndios 

Qualquer aparelho eletrônico pode causar um curto circuito e iniciar um incêndio de uma hora para a outra. Alguns dos ''culpados'' mais comuns são os secadores de cabelo, as torradeiras e os micro-ondas. Se na correria de ir para o trabalho, para o curso ou levar as crianças para a escola, você acabou esquecendo um desses aparelhos ligados, não se preocupe. Caso eles estejam conectados à tomada inteligente, você poderá desligar esses eletrodomésticos sem precisar estar por perto, e assim, evitar um possível acidente.

É por essas e outras que a tomada inteligente é um dos produtos mais procurados nos últimos tempos. Mas não é só ela não! Saiba o que uma assistente virtual pode fazer na sua casa conectada.

Veja também