logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Smart speaker: o presente perfeito para o Dia das Mães

Presenteie sua mãe com um smart speaker e deixe sua rotina ainda mais prática com a ajuda de um assistente virtual. Confira nossas dicas de presente!

6,6
|
26/04/2023 08:00
|
mulher
255 - Smart speaker_ o presente perfeito para o Dia das Maes.jpg

Com a proximidade do Dia das Mães, é hora de pensar em um presente especial. Entre tantas opções bem conhecidas e clássicas — roupas, calçados, perfumes e livros — que tal inovar? Pensado para facilitar a rotina, o smart speaker é pequeno, leve e traz uma série de recursos que vão mudar o dia a dia da sua mãe.

Se você ainda não comprou o presente para o Dia das Mães, veja por que o smart speaker pode ser o aparelho que ela está esperando!

O que é um smart speaker?

Um smart speaker ou “falante esperto” é um amplificador de som que conta com dispositivo de comando por voz, conexão à internet Wi-Fi e assistente virtual integrados. Dessa forma, o aparelho obedece a uma série de comandos, atuando como uma “secretária eletrônica”. 

Se sua mãe não tiver muita intimidade com tecnologia, não se preocupe: o smart speaker é totalmente intuitivo. 

Como o smart speaker funciona?

A principal funcionalidade do smart speaker é o comando por voz. O aparelho tem inteligência artificial, ou seja, ele consegue reconhecer o que foi dito para executar a tarefa que sua mãe pediu. 

Para funcionar, ele conta com três recursos:

  • um microfone, para captar a voz e os comandos;
  • um assistente virtual, que vai interpretar e responder de acordo com o que foi solicitado;
  • uma caixa de som, que vai responder os comandos.

Por exemplo: sua mãe deseja saber qual a temperatura do dia para escolher a roupa de trabalho. Ela vai perguntar ao assistente virtual do smart speaker (como a Alexa ou o Google Assistente) e ele vai responder por meio dos alto-falantes.

Por que um smart speaker tem tudo a ver com a sua mãe?

Entenda por que o aparelho pode ser um presente tão útil para a rotina dela:

Praticidade

Sua mãe não precisa mais segurar o celular para fazer uma pesquisa ou abrir o aplicativo para ouvir uma música. Apenas com o comando de voz, o smart speaker consegue usar o Spotify, procurar por uma receita de lasanha ou rastrear alguma compra feita pelos correios! 

Ah, e não é preciso ficar muito perto do aparelho para fazer o pedido. Além de o microfone ter um bom recurso de captação de voz, o assistente apenas obedece o comando depois que o usuário o chama pelo nome.

Um exemplo bem popular é a Alexa, assistente virtual da Amazon. Ela só atende com comandos como “Alexa, qual a previsão do tempo?” ou “Alexa, como está o trânsito agora?”

Versatilidade

Como visto, é possível utilizar o smart speaker para diversas atividades. Além de música, sua mãe pode, por exemplo, criar uma lista de compras. É só falar o comando (que pode ser “crie uma lista de compras”), colocar e remover itens. 

Outras ações que o aparelho pode fazer para sua mãe:

  • gerenciar agendas: é possível marcar, conferir e cancelar compromissos no Google Agenda; 
  • ler livros: o assistente de voz pode ler e-books armazenados na memória;
  • pedir uma refeição pelo iFood: também é possível integrar o app e solicitar refeições via comando de voz;
  • solicitar Uber: sua mãe está com pressa? Ela pode abrir o app e pedir uma viagem usando o smart speaker.

Controle de outros aparelhos

As funcionalidades do smart speaker não se limitam ao digital. Ele é fundamental para a criação de uma casa inteligente, ou seja, que conta com um sistema de automação para controlar diversas funções domésticas. Isso só é possível quando a residência já conta com outros aparelhos inteligentes.

Algumas das funcionalidades são:

  • fazer faxina: o robô aspirador inteligente pode ser integrado ao assistente virtual do smart speaker. Para isso, é preciso ativar a skill correspondente no app do eletrodoméstico — cada marca conta com uma diferente;
  • integrar-se com o smartphone, que permite acesso ao Google Agenda, Spotify, Uber e outros aplicativos de uso cotidiano;
  • regular a temperatura ambiente por meio do sistema de calefação ou ar-condicionado;
  • preparar o café por meio de uma cafeteira inteligente;
  • controlar tomadas inteligentes, lâmpadas e interruptores;
  • ligar e configurar a smart TV.

Acessibilidade

Todo o trabalho automatizado dos dispositivos inteligentes integrados ao smart speaker facilita a rotina de quem tem mobilidade, visão, audição e habilidades cognitivas reduzidas. Além dos comandos por voz, é possível configurar ações por aplicativo ou por recursos visuais.

Bluetooth

Como o aparelho tem bluetooth, sua mãe poderá ouvir músicas mesmo sem Wi-Fi por perto. Além disso, é leve e funciona sem tomada, então pode ser levado a qualquer cômodo.

Como escolher o melhor smart speaker?

Veja o que analisar antes de fazer a compra:

  • compatibilidade: veja com quais recursos que sua mãe já tem em casa — lâmpada inteligente ou robô aspirador, por exemplo — o aparelho é compatível. Além disso, saber quais aplicativos o assistente de voz consegue controlar é fundamental; 
  • conexão: escolha aparelhos que tenham conexão tanto Wi-Fi quanto bluetooth para ter mais flexibilidade;
  • qualidade do som e de microfone: quanto mais tiver, melhor tanto para captar a voz quanto para reproduzir o comando;
  • carregamento: entrada USB permite recarregar tanto na tomada quanto com carregador portátil.

Pronto para comprar um smart speaker? E para conferir mais dicas de presentes incríveis que vão transformar a residência da sua mãe em uma casa inteligente, visite o Oi Place!

 

Veja também