logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Minha casa inteligente pode ser hackeada? Confira dicas de segurança

Todo cuidado é pouco na hora de garantir a segurança da sua casa conectada.
2,24
|
02/08/2022 11:52
|
mulher
mulher

Para não cair em nenhuma furada, preparamos um post com seis pontos de atenção para que você drible as brechas na segurança e mantenha sua casa inteligente livre de invasões digitais de hackers.


Configurações atualizadas

Mantenha sempre atualizada as configurações dos seus dispositivos e roteadores da sua casa conectada. De tempos em tempos os fabricantes desses aparelhos disponibilizam atualizações dos sistemas de segurança. Esse tipo de atualização é simples de fazer. E se você ficar com alguma dúvida, temos um texto mostrando todas as coordenadas. <LINK>Descubra como configurar seu Wi-Fi<LINK> E essa dica também serve para o assistente virtual. 


Senha forte

Pode parecer algo simples, mas uma senha forte faz toda a diferença quando o assunto é proteção. Afinal, se a senha do seu banco é algo de extrema importância, por que as senhas do seus dispositivos também não seriam? Uma senha fraca pode ser tudo que um hacker sempre sonhou. 


Criptografia

A criptografia é uma das aliadas nessa luta. Ela transforma informações confidenciais em código, garantindo que elas não possam ser acessadas por outras pessoas. Não deixe de usar a criptografia no roteador Wi-Fi e em todos os dispositivos que disponibilizam essa opção. 


Aplicativos

Existem aplicativos que você pode baixar para usar a criptografia e dificultar o acesso de hackers aos dispositivos. Esses apps também mostram se tem alguém tentando invadir seus aparelhos ou internet. É só dar um google e ver as opções disponíveis. 


Autenticação de dois fatores

Essa autenticação pode parecer um pouco chata, afinal, ninguém quer ter tanto trabalho assim, mas convenhamos que seu uso é imprescindível quando o assunto é segurança. Portanto, sempre que estiver disponível, faça uso da autenticação de dois fatores.


Roteador

Eis a porta de entrada para os crimes virtuais. É por ele que o sinal de internet é distribuído pela casa, podendo chegar até mesmo no endereço vizinho. E também é pelo roteador que o hacker consegue acessar suas senhas e se passar por você. A atenção com esse aparelho deve ser redobrada. 


Seguindo essas dicas dá para curtir todas as comodidades da casa inteligente sem se preocupar. 

 
 

Veja também