logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Dia das Mães: surpreenda com presentes para uma casa inteligente

Quer garantir o presente perfeito para sua mãe? Veja sugestões de dispositivos inteligentes para tornar a casa ainda mais conectada!

5,8
|
01/05/2023 08:00
|
mulher
mulher
 

O Dia das Mães está chegando, e nada melhor do que escolher um presente especial. E que tal deixar a casa dela mais inteligente, fazendo com que seu dia a dia seja prático?

Casa inteligente é o conceito de usar a tecnologia para deixar o lar mais prático e, dessa forma, otimizar a rotina. Assim, o morador não precisa solicitar nada; a própria residência faz os comandos automaticamente. 

Por exemplo: a geladeira frost free, que não necessitava de degelo, facilitou muito a vida de quem não podia passar um bom tempo removendo o excesso de gelo do aparelho. Hoje, uma geladeira smart pode contar com Wi-Fi, painel touch screen e até compatibilidade com assistentes virtuais. Além disso, ela é capaz de monitorar a refrigeração dos alimentos armazenados, mantendo o nível de temperatura necessário e, em alguns casos, com controle de umidade.
Confira outras sugestões de dispositivos inteligentes para você dar de presente de Dia das Mães!

Dia das Mães: presentes para uma casa inteligente, segura e confortável

Veja uma lista de presentes que vão facilitar o dia a dia, além de deixar a casa mais protegida:

Lâmpadas inteligentes: transforme a casa com um toque

Já pensou em entrar e sair de um ambiente sem ter que apertar o interruptor? A lâmpada inteligente com sensor de presença faz isso por você: ela detecta a entrada e saída de um indivíduo de um cômodo. Com isso, apaga a luz sempre que o local estiver vazio. 
A lâmpada inteligente também pode ter o sensor de luminosidade. Nesse caso, ele conta com uma fotocélula, dispositivo que aciona ou desliga o sistema de iluminação com a variação de luz solar de um cômodo. Portanto, ele ilumina o ambiente quando a radiação solar some do local. Ao amanhecer, porém, ele desliga a lâmpada.
Há também modelos que são comandados por celular ou voz, são compatíveis com Google Assistente e Alexa, contam com conexão bluetooth ou oferecem tanto a luz branca quanto a amarela. No geral, elas contam com Wi-Fi, iluminação LED e um aplicativo próprio que ajuda sua mãe a configurá-la da melhor maneira.

Câmeras inteligentes: segurança em primeiro lugar

Filmar as diversas áreas de uma casa traz uma grande sensação de segurança. Contudo, ninguém fica de olho nela o dia inteiro, não é verdade? Em um sistema tradicional com câmeras de segurança, as imagens são enviadas para uma central e avaliadas por monitoramento humano. Contudo, além de ter um custo alto, o trabalho é suscetível a falhas.

A câmera inteligente veio justamente para isso: ela conta com detector de movimentos que envia um alerta via aplicativo assim que percebe a aproximação de alguém.
O mais interessante é que a câmera inteligente utiliza inteligência artificial (IA) para deixar o trabalho mais eficaz. E como isso funciona?
Com o tempo, o aparelho vai assimilando padrões de imagens e movimentações comuns no seu dia a dia. Assim, compreende o que é ou não comum na rotina do morador, “aprendendo” a identificar incidentes e mandar notificações quando encontrar algo suspeito.

A câmera inteligente também pode oferecer outras vantagens, como:

  • integração com banco de dados de biometria facial;
  • modo privado e armazenamento local;
  • detector de movimentos;
  • vídeos de alta definição;
  • reconhecimento facial;
  • contagem de pessoas;
  • visão noturna.

Smart speakers e assistentes de voz: sua mãe no controle

Um smart speaker pode ser um presente incrível para sua mãe! Tá, mas como explicar a ela o que é um “smart speaker”?

O aparelho nada mais é do que uma caixa de som. Contudo, seu diferencial é ser conectado a uma assistente de voz. Assim, ela funciona como uma “secretária virtual” da sua mãe.
Conectado ao Wi-Fi, o smart speaker pode dizer a previsão do tempo, as principais notícias do dia, criar lembretes, fazer pesquisas, acender ou desligar as luzes da casa e até selecionar um filme no streaming.

Fechaduras inteligentes: tecnologia para mães que querem reforço na segurança

Sua mãe é daquelas que dá duas voltas na chave e, depois de cinco minutos, volta para conferir se fechou corretamente? Então, ela vai amar a fechadura inteligente — que, a propósito, não necessita de chave.

Para oferecer a segurança que a casa da sua mãe precisa, a fechadura inteligente pode ser aberta de diferentes maneiras, dependendo do modelo:

  • biometria: a fechadura faz a leitura da impressão digital. Portanto, ela só libera automaticamente a entrada de quem for cadastrado no sistema;
  • sensor de presença: o morador conta com um cartão, que deve ser passado na fechadura para abrir a casa;
  • acesso remoto: a fechadura é controlada por aplicativo no celular ou em outro aparelho eletrônico;
  • senha: o morador cadastra uma senha, que deve ser digitada ao entrar ou sair.

Pronto para escolher o melhor presente de Dia das Mães? Visite Oi Place e conheça diversos produtos para uma casa inteligente!

 

Veja também