logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como um aspirador-robô pode facilitar a limpeza do lar

Quer deixar sua casa cada vez mais inteligente? Que tal um aspirador-robô? Veja como esse eletrodoméstico vai fazer toda a diferença no seu dia a dia!

8,6 minutos
|
16/08/2023 12:34
|
mulher
mulher

Ninguém gosta de uma casa bagunçada, não é verdade? Mas só de pensar em passar boa parte do dia varrendo todos os cômodos, a poeira nem parece tão ruim assim! Hoje, a tecnologia consegue aliar limpeza e praticidade para otimizar sua rotina. Leve e prático, o aspirador-robô consegue deixar sua residência livre de sujeiras — até mesmo enquanto você está dormindo.

Quer ter uma casa inteligente? Continue a leitura e entenda quais as vantagens do aspirador-robô!

O que é um aspirador-robô?

É um equipamento de limpeza autônomo, ou seja, que não precisa de guia manual para trabalhar. O mais bacana é que ele pode fazer uma limpeza ainda mais completa: além de aspirar a poeira, também pode varrer e passar pano de chão. As configurações variam de acordo com o modelo, mas a tecnologia tem se aprimorado para oferecer aparelhos cada vez mais completos.

O aparelho funciona até mesmo quando o usuário estiver fora. É só usar as configurações do aplicativo do aparelho (caso ele tenha) para programá-lo.

Lembrando que você pode encontrar seu aspirador-robô no Oi Place!

Como o aspirador-robô funciona?

Existem quatro principais tipos de aspirador-robô:

- os mais básicos vêm sem controle remoto. Toda a configuração é feita no próprio aparelho;

- os com controle remoto também são básicos, mas permitem mais configurações de rota e ajuste da limpeza;

- os com Wi-Fi têm comandos via aplicativo;

- já os com mapeamento de ambiente também contam com app e criam uma espécie “mapa” de limpeza da sua residência. Isso faz com que ele não se perca em cada ambiente que limpar.

Ele também pode se diferenciar pelos tipos de limpeza:

- em círculos, quando o aparelho fica rodando por uma área limitada;

- focada: detecta a sujeira e os locais por onde já passou;

- turbo, com sucção mais forte;

- laterais e bordas da casa.

O aspirador-robô substitui o aspirador de pó tradicional?

Sim e não. O robô aspirador faz uma boa limpeza diária. Ele vai substituir a vassoura e deixar os cômodos bem limpos. Portanto, é ótimo para quem tem uma rotina atribulada. Quem deseja fazer uma varredura profunda — ou seja, limpar um ambiente muito sujo — vai preferir o tradicional, que tem mais potência e limpa os cantos de cada ambiente com mais eficiência.

Como o aspirador-robô pode ajudar na rotina?

Veja quais benefícios o eletrodoméstico autônomo pode proporcionar:

Praticidade

Como visto, o aparelho é utilizado sem que o usuário fique no comando. Aspiradores com mais tecnologia permitem que o usuário ligue o aparelho e saia de casa ou se volte a outras atividades, incluindo descansar!

Programação da faxina

Você sabia que pode decidir a hora em que seu aspirador vai trabalhar? Dá para agendar para quando você estiver fora de casa, trabalhando em outro cômodo ou até dormindo.

Variedade de preços

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos ganharam mais configurações. Os modelos básicos, porém, não só fazem uma limpeza eficiente, como também estão disponíveis a um preço mais acessível. 

Versatilidade

O aspirador-robô não limpa apenas o chão liso. Seu tradicional formato achatado é ideal para ir debaixo de camas. Além disso, ele pode até mesmo limpar pequenos degraus sem cair e passar pano seco ou molhado, dependendo do modelo. O sensor também consegue identificar empecilhos, como rodapés e buracos.

Alguns modelos podem ser conectados a assistentes de voz. Já outros oferecem até a possibilidade de configurar onde o aparelho não pode fazer a limpeza. 

Segurança

Há modelos de aspirador-robô que não ligam se não estiverem no chão. É um fator de proteção contra crianças que possam mexer no aparelho sem que os responsáveis vejam.

Bateria

Geralmente, a bateria de um aspirador-robô dura entre uma e duas horas, o que dá tempo de fazer uma boa limpeza. Alguns modelos contam com uma tecnologia que os faz voltar à base sozinhos para recarregar. Com isso, o usuário não precisa sair procurando o aparelho pela casa para renovar a carga.

Lembre-se de que o tamanho do cômodo e os obstáculos que o aparelho vai encontrar pelo caminho influenciam na autonomia da bateria. Quanto maior a utilização dos sensores, mais rápido ela acaba.

Escolhendo o melhor modelo: potência, autonomia e sensores

Veja o que avaliar na hora de escolher seu aspirador-robô:

Design

O ideal é que o aparelho seja pequeno o suficiente para passar por baixo da sua cama. Pode ser que isso interfira na capacidade de armazenamento e de bateria, mas também vai poupar bastante estresse nesse quesito.

Há também aparelhos tão finos que conseguem passar por baixo da geladeira. Contudo, isso também pode significar menos armazenamento, bateria e capacidade de limpeza.

Por fim, aspiradores com rodinhas maiores conseguem passar por pequenos degraus e desníveis.

Potência

A potência do motor dita a capacidade que o aparelho tem de aspirar, girar escovas e fazer outras funções. Alguns conseguem sugar pedrinhas, outros são especializados em pisos lisos e ainda há aqueles que conseguem fazer uma incrível limpeza em tapetes e carpetes.

Vale ver a sua necessidade. Qual o tipo de piso que seu aparelho precisa limpar? A maior parte é de revestimento liso ou você também tem carpetes? Isso fará com que você compre o aparelho com melhor custo-benefício.

Inteligência

Vale investir um pouco mais em eletrodomésticos com mais tecnologia. Há aqueles que não só vão para a base sozinhos, como também fazem uma autolimpeza. Existem também robôs que fazem um mapeamento da casa, podem ser comandados por aplicativo e até evitar escadas. 

 

Duração da bateria

Quanto maior o ambiente a ser limpo, maior a durabilidade que a bateria do seu aparelho precisará ter.

Cuidados e manutenção: como prolongar a vida útil do equipamento

Seu aspirador-robô pode durar por muitos anos! Veja como mantê-lo sempre novo:

Limpeza

As formas de limpar o aspirador-robô variam de acordo com o fabricante. No geral, o aparelho deve ser limpo uma vez por semana. 

Veja algumas dicas:

- não use o robô em pisos terrosos ou arenosos. O aparelho, aliás, não foi feito para ser usado no ambiente externo;

- não utilize líquidos ou pano úmido nos componentes eletrônicos do aspirador;

- atenção aos pisos com elevações e escadas, que podem derrubar o robô;

- evite colocar dedos, rosto ou cabelo próximos do aparelho.

Água

O aspirador-robô pode passar pano seco ou úmido, mas não lida bem no contato direto com a água. Na hora de limpar banheiro ou cozinha, tenha certeza de que o ambiente está seco.

Animais

No geral, cães e gatos não costumam ter problemas com o aparelho, mas vale olhar como o pet se comporta com o aparelho antes de deixá-lo trabalhando enquanto estiver fora. O problema é se ele passar pelo jornal onde os animais costumam urinar ou defecar. No geral, os aparelhos não têm tecnologia capaz de identificar fezes de animais, portanto podem passar por cima dela e sujar o ambiente inteiro. 

Caso você tenha animais e vá utilizar o aparelho enquanto estiver fora, limite-o a limpar apenas locais sem jornal. Ah, e nada de colocar pets, crianças ou objetos em cima do aparelho.

Pronto para comprar seu aparelho? Confira os modelos de aspirador-robô no Oi Place!

 

Veja também