logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Ar-condicionado ou climatizador: veja o modelo ideal para sua casa

Ah, o verão! Com as altas temperaturas, qual aparelho vai suprir melhor as necessidades: um ar-condicionado ou um climatizador? Entenda como cada um funciona!

5,3 Minutos
|
20/12/2023 15:55
|
mulher
mulher
 

Com o calor que tem feito neste final de ano, o ventilador tem trabalhado mais do que deveria! Por conta disso, muitas pessoas buscam outros recursos para deixar o clima de sua casa mais agradável, como o ar-condicionado e o climatizador. Nesse momento, surge a dúvida: em qual deles investir?

Para ter uma casa inteligente e tecnológica, nada melhor do que ter os aparelhos certos para a hora certa! Neste post, você vai entender as diferenças entre ar-condicionado e climatizador. Confira:

Para que serve o ar-condicionado?

O ar-condicionado serve para refrigerar o ambiente. Ele conta com duas unidades, uma condensadora e outra evaporadora, que trabalham para transformar o ar quente do ambiente externo em ar frio. Para isso, utiliza o gás refrigerante — normalmente, dos tipos R-22 ou R-410a.

Localizada do lado externo, a unidade condensadora conta com um sistema de ventilação que capta o ar quente e libera o ar frio no ambiente. É nela que o gás vai resfriar o ar.

Já a unidade evaporadora tem aletas que dissipam o ar refrigerado pelo ambiente ao mesmo tempo em que o fluido refrigerante, que absorve o calor do ambiente, é direcionado à condensadora para ser refrigerado. 

Em alguns aparelhos, como o ar-condicionado de janela, as unidades condensadora e evaporadora ficam no mesmo aparelho. Contudo, é preciso ter uma ligação com o espaço externo para expelir o ar quente.

O ar-condicionado conta com diferentes modelos:

  • de janela: o modelo mais tradicional é ideal para ambientes pequenos, tem instalação mais simples e ótimo custo-benefício;
  • split: outro com ótimo custo-benefício, o split tem duas peças e ótima capacidade para esfriar ambientes de médio tamanho. Seu barulho é quase imperceptível;
  • piso-teto: indicado para ambientes comerciais, o piso-teto tem uma unidade fixada na parede externa e outra no piso ou teto da parte interna do local;
  • cassete: pensado para áreas maiores, o ar-condicionado cassete é instalado no teto. Além disso, é silencioso e discreto;
  • duto: pensado para grandes ambientes, o duto é voltado para espaços amplos, que precisam de refrigeração ao mesmo tempo;  
  • portátil: você pode levar a qualquer cômodo da casa. Ele só precisa de uma janela para expelir o ar quente por meio do tubo;
  • multisplit: parecido com o split, o multi conta com oito evaporadores e, assim, consegue climatizar até oito locais diferentes com apenas um condensador. 

Alguns aparelhos de ar-condicionado também funcionam como aquecedor.

Para que serve o climatizador?

Já o climatizador utiliza gelo ou água gelada para refrescar o ambiente por meio da ventilação. 

Sabe quando seu ventilador produz um vento quente, que parece até “pesado”? Então, funciona como um aparelho do tipo, mas que garante que o vento produzido estará sempre fresco.

O climatizador não refrigera, mas refresca e, de quebra, umidifica o ambiente. Portanto, você pode deixar as janelas abertas enquanto o utiliza. É um ventilador mais robusto, digamos assim.

Qual a melhor opção: ar-condicionado ou climatizador?

Depende da sua necessidade. O climatizador é um ventilador mais potente, que traz ar frio ao cômodo mas a ponto de refrigerá-lo. Portanto, é mais indicado para quando o calor ainda está suportável. Ele também é ideal para locais de temperatura muito seca, pois umidifica o ar.

Já o ar-condicionado é ideal para o verão ou temperaturas extremamente altas. Quanto maior o BTU, maior a capacidade de expansão do ar refrigerado. Embora alguns aparelhos também tenham a opção de umidificar o ar, o aparelho tradicional costuma deixar o ambiente seco.

Resumindo:

Quando e onde usar o climatizador

- quarto de bebê: além de não gelar demais, o climatizador umidifica o ambiente. Já o ar-condicionado pode causar ressecamento das vias respiratórias da criança;

- locais com janelas grandes, onde o ar possa circular livremente;

- residência de pessoas com problemas respiratórios;

- calor ainda suportável sem refrigeração;

- ambientes de clima seco.

Quando e onde usar o ar-condicionado

- dependendo da potência do aparelho, pode gelar tanto um cômodo quanto um apartamento completo;

- para locais com extremos de temperatura, alguns aparelhos contam com aquecedor;

- ambientes com baixa ventilação ou fechados, como escritórios;

- salas e ambientes comerciais;

- épocas de calor extremo;

- locais de clima úmido.

O ar-condicionado também pode ser usado por pessoas que sofrem com problemas respiratórios, mas é preciso contar com um umidificador de ar por perto.

Pronto para escolher entre ar-condicionado e climatizador? Se você deseja deixar sua casa cada vez mais fresca e confortável, visite Oi Place!

 

Veja também